É uma crença popular achar que a qualidade da comida que comemos é um pré-requisito para manter uma boa saúde.
E sem dúvida, é verdade.
Mas não é a única verdade. A capacidade que nós temos de lidar com a nossa comida é igualmente importante. E essa capacidade é conhecida como o poder do “fogo digestivo”. E o ayurveda chama de AGNI.
Agni é uma palavra em sânscrito que significa ‘fogo”. Enquanto o agni estiver funcionando corretamente, todo demais está ok também.
O alimento que comemos se transforma no nosso corpo porque passa por uma série de mudanças e isso acontece em todos os seres vivos. O nosso corpo precisa de energia para reparar os danos diários que sofremos, precisamos de nutrição regular e adequada para que os tecidos antigos sejam substituídos por novos e para isso precisamos de comida.
Mas você já se perguntou o que é alimento? Nesse contexto, o alimento é uma substãncia que pode ser utilizada pelos sistemas do corpo para fazer seus tecidos básicos e assim garantir a nossa sobrevivência, excluindo nesse caso os aspectos sócio-culturais dos alimentos. Mas o alimento só poderá cumprir essa função se for aceito pelo nosso corpo. Veja um exemplo, o veneno, que tem em sua constituição algumas proteínas. Essas proteínas não são aceitáveis pelo nosso corpo, se consumidas, elas acabam com todo o sistema. E isso ocorre por que p Agni, não pode processar um veneno.
E o Agni é maravilhoso. Ele divide estruturas complexas em formas simples, divide em grupos e reorganiza esses grupos para formarem todos os tecidos no nosso corpo. E nesse processo se adapta de várias maneiras simplesmente para garantir que tudo aconteça da melhor forma, tentando anular os elementos que são tóxicos nos alimentos, garantindo que esse elemento tóxico não entrará no nosso sistema. Qualquer elemento rejeitado pelo agni é rejeitado pelo nosso corpo.
Em resumo o nosso agni processa o alimento, desintoxica, digere, reorganiza, assimila e garante que a construlção de tecidos aconteça sem impedimentos. Em resumo, a própria sobrevivência do indivído é baseada totalmente na capacidade de desempenho do seu Agni. Na Índia, se diz que o Agni é a representação de Deus.
O Ayurveda dá prioridade máxima ao desempenho do Agni, tanto na cura quanto na saúde. A cura não tem efeito sem a manutenção do fogo digestivo, do agni e o objetivo final de qualquer cura é preservar e sustentar o Agni. Todos os sete tipos de tratamento de pacificação dos doshas é baseado na manutenção do AGNI.
*Texto adaptado de Vaidya M.Prasad, MD (Ay.)